19.12.2018

Chamada para Dossiê Temático 2021

A Revista da Abralin (ISSN 0102-7158) é uma publicação da Associação Brasileira de Linguística, que tem como objetivo publicar textos originais e inéditos (artigos, resenhas, retrospectivas, debates, questões e problemas) em todas as áreas da Linguística, contribuindo para a difusão, fortalecimento e internacionalização da pesquisa linguística no Brasil.

Lançada em 2002, a Revista da Abralin, mantida pela Associação Brasileira de Linguística, foi publicada inicialmente em versão impressa (o ISSN dessa versão era 1678-1805). Desde 2011, a Revista da Abralin é uma publicação somente eletrônica, com ISSN 0102-7158.

De 2013 a 2018, a Revista da Abralin esteve abrigada no portal de Periódicos SER da UFPR. Em 2018, a revista migrou para um servidor ligado diretamente à Associação Brasileira de Linguística, operando em sistema OSJ 3.0, que propicia maior qualidade gráfica e de difusão às publicações científicas. Em 2019, a Revista da Abralin adotou a publicação em fluxo contínuo e dois dossiês temáticos anuais.

E 2020, a Revista da Abralin passou a adotar o sistema de avaliação aberta, em consonância com as diretrizes do movimento Ciência Aberta, e adotou a publicação contínua para volume atemático, em fluxo contínuo, e dois volumes destinados a dossiês temáticos, selecionados por meio de chamada pública.

Objetivo

A presente chamada tem por objetivo selecionar quatro propostas de dossiê temático para o ano de 2021.

Formato da submissão

Serão aceitas propostas apresentadas por no máximo três organizadores, todos com título de doutor em Linguística ou em áreas afins, sendo que pelo menos um proponente deve ser afiliado a uma instituição de fora do Brasil, e todos os proponentes devem ser de instituições diferentes, visando garantir a exogenia e internacionalização. O proponente deve ser associado da Abralin, com anuidade em dia.

A proposta, escrita em português e em inglês, deve conter os seguintes itens:

a) Título do dossiê;

b) Resumo do tema do dossiê, com até 300 palavras;

c) Justificativa que releve a atualidade e originalidade do tema;

d) Nomes dos proponentes e suas respectivas vinculações institucionais e países de residência;

e) Currículo resumido dos proponentes, com destaque para as publicações de maior impacto no tema do dossiê nos últimos cinco anos.

Critérios de avaliação

Serão considerados como critérios para a avaliação:

  1. Originalidadeda proposta, principalmente em relação às temáticas de dossiês já publicados na Revista da Abralin em outros volumes
  2. Relevância e atualidade da proposta
  3. Clareza e coerênciada proposta em relação à unidade temática do dossiê
  4. Abrangência da temáticaproposta, de modo a permitir a diversidade regional e internacional dos artigos;
  5. Adequação à política editorial da Revista da Abralin

Atribuição dos organizadores

Os organizadores dos dossiês aprovados se comprometem a:

  1. Divulgar a chamada e incentivar a submissão de contribuições;
  2. Preparar um texto de apresentação sobre o tema do dossiê, contextualizando a pesquisa no campo temático e apresentando os artigos selecionados;
  3. Atuar como editores de seção dos artigos vinculados ao dossiê, observando os procedimentos de avaliação acadêmica definidos pelo Conselho Editorial.

Critéiros de avaliação dos artigos do dossiê

Os manuscritos submetidos aos dossiês serão submetidos a pareceristas, obedecendo às mesmas regras dos artigos submetidos em fluxo contínuo à Revista da Abralin.

O dossiê, para ser publicado, deverá atingir no mínimo 8 (oito) artigos com pareceres favoráveis, dos quais 4 (quatro) em inglês.

Não é permitido aos membros da Comissão Editorial a submissão de proposta de dossiês.

Se o quantitativo de artigos não for atingido, o dossiê não será publicado, e os artigos serão avaliados novamente, em fluxo contínuo, se for do desejo dos autores. 

Cronograma

Submissão de propostas para dossiês até dia 15/05/2021

Resultado da avaliação até dia 30/5/2021

Submissão de artigos aos dossiês aprovados até dia 15/09/2021

Resultado da avaliação dos artigos dos dossiês aprovados até dia 15/11/2021

Avaliação

O resultado da avaliação das propostas será enviado ao proponente, e informará se a proposta foi aprovada ou não aprovada. Em caso de aprovação de maior número de propostas do que de dossiês, haverá um ranqueamento de ordem de prioridades. Não será fornecido parecer sobre a avaliação, nem haverá revisão de  avaliação. 

Voltar