Submissão de propostas para dossiês temáticos 2022
A Revista da Abralin (ISSN 0102-7158) é uma publicação da Associação Brasileira de Linguística, que tem comoobjetivo publicar textos originais e inéditos (artigos, resenhas, retrospectivas, debates, questões e problemas) em todas as áreas da Linguística, contribuindo para a difusão, fortalecimento e internacionalização da pesquisa linguística no Brasil.
Lançada em 2002, a Revista da Abralin, mantida pela Associação Brasileira de Linguística, foi publicada inicialmente em versão impressa (o ISSN dessa versão era 1678-1805). Desde 2011, a Revista da Abralin é uma publicação somenteeletrônica, com ISSN 0102-7158.
De 2013 a 2018, a Revista da Abralin esteve abrigada no portal de Periódicos SER da UFPR. Em 2018, a revista migroupara um servidor ligado diretamente à Associação Brasileira de Linguística, operando em sistema OSJ 3.0, que propiciamaior qualidade gráfica e de difusão às publicações científicas.
Em 2020, a Revista da Abralin passou a adotar o sistema de avaliação aberta, em consonância com as diretrizes domovimento Ciência Aberta, e adotou a publicação contínua para volume atemático, em fluxo contínuo, e um volumedestinado a dossiês temáticos, selecionados por meio de chamada pública.
Objetivo
A presente chamada tem por objetivo selecionar quatro propostas de dossiê temático para o ano de 2022.
Formato da submissão
Serão aceitas propostas apresentadas por no mínimo dois e no máximo três organizadores, todos com título de doutor emLinguística ou em áreas afins, sendo que pelo menos um proponente deve ser afiliado a uma instituição de fora do Brasil,e todos os proponentes devem ser de instituições diferentes, visando garantir a exogenia e internacionalização.
O proponente do dossiê deve ser associado da Abralin, com anuidade de 2022 paga.
A proposta, escrita em português e em inglês, deve conter os seguintes itens:
- a) Título do dossiê;
- b) Resumo do tema do dossiê, com até 300 palavras;
- c) Justificativa que releve a atualidade e originalidade do tema;
- d) Nomes dos proponentes e suas respectivas vinculações institucionais e países de residência;
- e) Currículo resumido dos proponentes, com destaque para as publicações de maior impacto no tema do dossiê nosúltimos cinco
Critérios de avaliação
Serão considerados como critérios para a avaliação:
- Originalidade da proposta, principalmente em relação às temáticas de dossiês já publicados na Revista da Abralin em outros volumes
- Relevância e atualidade da proposta
- Clareza e coerência da proposta em relação à unidade temática do dossiê
- Abrangência da temática proposta, de modo a permitir a diversidade regional e internacional dos artigos;
- Adequação à política editorial da Revista da Abralin
Atribuição dos organizadores
Os organizadores dos dossiês aprovados se comprometem a:
- Divulgar a chamada e incentivar a submissão de contribuições;
- Preparar um texto de apresentação sobre o tema do dossiê, contextualizando a pesquisa no campo temático eapresentando os artigos selecionados;
- Atuar como editores de seção dos artigos vinculados ao dossiê, observando os procedimentos de avaliaçãoacadêmica definidos pelo Conselho Editorial.
Critérios de avaliação dos artigos do dossiê
Os manuscritos submetidos aos dossiês serão submetidos a pareceristas, obedecendo às mesmas regras dos artigossubmetidos em fluxo contínuo à Revista da Abralin.
O dossiê, para ser publicado, deverá atingir no mínimo 8 (oito) artigos com pareceres favoráveis, dos quais 4 (quatro)em inglês.
Aos organizadores de dossiê não é permitida a submissão de proposta de artigo ao dossiê de cuja organização está participando.
Se o quantitativo de artigos não for atingido, o dossiê não será publicado, e os artigos serão considerados para avaliação no volume de fluxo contínuo, se for do desejo dos seus autores.
Cronograma
Submissão de propostas para dossiês até dia 17/04/2022
Resultado da avaliação até dia 5/05/2022
Submissão de artigos aos dossiês aprovados até dia 30/10/2022
Resultado da avaliação dos artigos dos dossiês aprovados até dia 7/11/2022
Avaliação
O resultado da avaliação das propostas será enviado ao proponente, e informará se a proposta foi aprovada ou nãoaprovada. Em caso de aprovação de maior número de propostas do que de dossiês, haverá um ranqueamento de ordem de prioridades. Não será fornecido parecer sobre a avaliação, nem haverá revisão de avaliação.