08.06.2021

Chamada para submissão de artigos em dossiês temáticos 2021

A Revista da Abralin anuncia que está aberta a submissão de artigos para os dossiês temáticos aprovados na chamada de 2021 até o dia 15 de setembro de 2021, impreterivelmente:

 

  • Estudos de argumentação multimodal em distintas perspectivas

 

Isabel Cristina Michelan de Azevedo (Universidade Federal de Sergipe, Brasil)

Paulo Roberto Gonçalves Segundo (Universidade de São Paulo, Brasil)  

Fabrizio Macagno (Universidade Nova de Lisboa, Portugal)

 

Resumo do dossiê: O estudo da interação entre as modalidades verbal e imagética na argumentação vem se consolidando nas últimas décadas, em função do crescente papel que as mídias digitais ocupam na vida cotidiana/profissional, tornando inescapável a reflexão sobre o lugar da imagem no escopo de uma teorização que se manteve, quase exclusivamente, vinculada à linguagem verbal. Nesse sentido, este dossiê convida a todos/as os/as pesquisadores/as interessados/as nessa temática a enviar artigos que visem a avançar teórica e metodologicamente a discussão sobre a argumentação multimodal.

 

  • Migração e refúgio: abordagens discursivas

 

Glaucia Muniz Proença Lara (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil)

Marluza da Rosa (Universidade Federal de Santa Maria, Brasil)

Isabelle Tauzin-Castellanos (Université Bordeaux-Montaigne, França)

 

Resumo : Este dossiê temático objetiva reunir pesquisas que lancem um olhar discursivo sobre as diferentes formas de migração e refúgio, tanto na atualidade, quanto no decorrer da história, tomando como ponto de partida a equivocidade da linguagem e dos sentidos, bem como a historicidade e as relações de poder-saber na constituição dos sujeitos no meio social. Contribuirão para esse propósito estudos que se dediquem a domínios discursivos diversos, tais como o campo midiático, os discursos político e institucional, as esferas das produções fotográficas, cinematográficas e artísticas, que produzem imagens e fazem circular dizeres das e sobre as migrações. Desse modo, serão acolhidas abordagens discursivas múltiplas sobre as circulações humanas que possibilitem sua compreensão não apenas como fenômenos econômicos, geográficos ou demográficos, mas, sobretudo, como acontecimentos históricos e discursivos.

 

  • Gêneros textuais orais e práticas investigativas: confluências teóricas e didáticas

 

Ana Maria de Mattos Guimarães (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil)

Joaquim Dolz (Universidade de Genebra, Suíça)

Eliane Lousada (Universidade de São Paulo, Brasil)

 

Resumo do dossiê: Diante do interesse crescente pelos gêneros orais, mas, ao mesmo tempo, da carência de estudos em diversos contextos e países, o dossiê proposto tem dupla finalidade: apresentar investigações teóricas sobre gêneros orais e investigações teórico-práticas que reflitam sobre seu ensino. Portanto, este dossiê reunirá pesquisas teóricas e pesquisas teórico-práticas sobre a temática. Ele poderá contribuir para a discussão sobre práticas linguageiras na interação face a face, didatização dos gêneros orais, teorias do texto/discurso para pesquisas em Linguística Aplicada, a partir da oralidade, entendida como prática social interativa, abrangendo diferentes contextos e situações, tanto as formais quanto as mais informais, materializando-se em forma de gêneros.

 

  • O letramento acadêmico na universidade e na escola

 

Eulália Leurquin (Universidade Federal do Ceará, Brasil)

Rita de Cássia Souto Maior (Universidade Federal de Alagoas, Brasil)

Matilde Alves Gonçalves (Universidade Nova de Lisboa, Portugal)

 

Resumo do dossiê: Este dossiê tem o propósito de reunir contribuições das áreas de pesquisa da Linguística e da Linguística Aplicada, no tocante a questões relacionadas ao letramento acadêmico na escola e/ou na universidade, pontuando a problemática do desenvolvimento de um cidadão consciente da importância da ciência em sua formação humana e profissional. Este espaço de discussão é, portanto, dedicado a questões teóricas e teórico-práticas sobre os gêneros textuais/discursivos do campo das práticas de estudos e pesquisas; o papel do letramento acadêmico na construção dos saberes científicos; os efeitos do letramento acadêmico para o desenvolvimento de um cidadão consciente da importância da ciência em sua formação; as práticas de linguagem leitura/escuta e produção de textos em sala de aula. O dossiê acolhe trabalhos sobre letramento acadêmico, em diálogo com estudos das concepções de gêneros textuais/discursivos; da didatização dos saberes linguístico-discursivos; das perspectivas interacionais e discursivas da linguagem; das pesquisas sobre formação de professores; e sobre o funcionamento da linguagem na relação gramática e texto.

 

  • Historiografia da Linguística

 

Gonçalo Fernandes (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal)

Leonardo Ferreira Kaltner (Universidade Federal Fluminense, Brasil)

Ronaldo Batista (Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil)

 

Resumo do dossiê: O dossiê pretende ser um espaço de interlocução entre autores que se dedicam à pesquisa em Historiografia da Linguística. Essa área da Linguística define-se pelo seu objetivo de descrever, analisar e interpretar o conhecimento produzido sobre a linguagem e as línguas em diferentes recortes temporais. Reunir artigos escritos pela perspectiva historiográfica é uma oportunidade de divulgação das pesquisas realizadas em diferentes centros nacionais e internacionais. As contribuições abrangem temáticas atuais em Historiografia da Linguística: o estudo de teorias e métodos da pesquisa científica e do ensino em ciência da linguagem; a análise de fatores de institucionalização do conhecimento sobre a linguagem e as línguas em suas instâncias de produção, circulação e recepção; a reconstrução historiográfica da elaboração de gramáticas e dicionários pertencentes a diferentes tradições; os percursos históricos do ensino de línguas e da produção de materiais didáticos.

Voltar