Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Em caso de pre-print, deve ser informada a base onde está armazenado o manuscrito.
  • A carta de apresentação e a declaração de revisão textual e atendimento aos preceitos éticos foram anexadas como documentos suplementares e essenciais para o processo de avaliação (ao final desta página). A não apresentação destes documentos implica na rejeição da submissão.
  • Todos os autores do manuscrito estão registrados no sistema da Revista da Abralin e com todo o perfil preenchido, incluindo ORCID, endereço institucional e foto.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • URLs e DOIs para as referências foram informadas sempre que possível.
  • Em caso de co-autoria, os papeis de cada um dos autores na produção do artigo estão explicitados, de acordo com a taxonomia CRediT
  • O(s) autor(es) concorda(m), no caso de ter(m) o artigo aceito para publicação, com a publicação dos pareceres e das respostas aos pareceres como material suplementar ao artigo publicado.

Diretrizes para Autores

Submissões Online

O(s) autor(es) deve(m) realizar o cadastro (Login/Senha) no site da revista, preencher corretamente o perfil e escolher a opção "AUTOR". Após haver realizado esses passos, deve(m) ir para "SUBMISSÕES ATIVAS" e iniciar o processo de submissão através do link "CLIQUE AQUI PARA INICIAR O PROCESSO DE SUBMISSÃO", no qual irá realizar os cinco passos básicos:

  1. Início: Iniciar o processo de submissão, confirmando se está(ão) de acordo com as condições estabelecidas pela revista (marcando as caixas de seleção das condições e da declaração de direito autoral) e selecionar, em Política de Seção, a seção adequada, de acordo com o evento a que a submissão se refere;
  2. Transferência de manuscrito: realizar a transferência de arquivo para o sistema.
  3. Transferência de documentos suplementares: realizar a transferência de arquivos com informações suplementares, tais como termo de aprovação do comitê de ética, instrumentos de pesquisa, conjuntos de dados e tabelas, que seguem os padrões de ética de avaliação, fontes de informação normalmente não disponíveis para leitores, ou figuras e/ou tabelas que não podem ser integradas ao texto em si;
  4. Inclusão de metadados de submissão: título do trabalho, subtítulo (se houver), resumo, informações completas de autores e de co-autores e palavras-chave.
  5. Confirmação: concluir a submissão.

Após concluir os cinco passos descritos, o(s) autor(es) deve(m) aguardar o e-mail do editor. Essas são as etapas seguintes:

  1. Se o artigo estiver em conformidade com as normas da Revista, o mesmo será inserido no fluxo editorial. Caso o artigo não esteja em conformidade com as normas do periódico, explicitadas abaixo, ele será rejeitado. A motivação para a rejeição é enviada exclusivamente por e-mail. É de responsabilidade do(s) autor(es) manter o endereço de e-mail atualizado na plataforma e verificar sempre o e-mail, incluindo a caixa de spam, para acompanhar o recebimento de notificações. Por favor note que alguns servidores de email (hotmail, uol) classifica mensagens do sistema OJS automaticamente como spam. Evite usar email desses servidores ou configure o seu email, de maneira a evitar isso. A Equipe Editorial não se responsabiliza por eventuais falhas de comunicação por motivos técnicos ou por inconsistência no cadastro de e-mail na nossa base de dados.
  2. Uma vez inserido o manuscrito no fluxo editorial, o(s) autor(es) deve(m) acompanhar as etapas de submissão pela plataforma.
  3. Ao entrar no fluxo editorial, o manuscrito será encaminhado para pelo menos dois pareceristas. Caso sejam solicitadas modificações no trabalho, o(s) autor(es) deverá(ão), em prazo de 15 dias corridos, contados a partir da data da "Decisão Editorial", efetuá-las e reenviar o trabalho, inserindo o arquivo no sistema por meio da aba "Avaliações".
  4. Caso os pareceres sejam contraditórios, um parecerista adicional será escolhido pelo Editor para avaliar o trabalho.
  5. Quando o processo de avaliação for concluídos, a comissão editorial enviará uma decisão formal aos autores. 
  6. Caso o artigo seja aceito para publicação, mas modificações na versão final do trabalho sejam solicitadas, o(s) autor(es) deverá(ão), em prazo de 5 dias corridos contados a partir do pedido de modificações, efetuá-las e reenviar o trabalho para a revista, inserindo o arquivo no sistema abrindo uma nova conversa em "Discussão da avaliação".

Informações Gerais

  1. A Associação Brasileira de Linguística é uma signatária da Iniciativa de Helsinque em Multilinguismo em Ciência da Comunicação. Os signatários desta iniciativa apoiam a promoção da diversidade linguística por meio de publicações de revistas em todas as línguas. A Revista da Abralin recebe submissões em qualquer língua. Se o autor submete um artigo escrito em uma língua que não seja o português ou o inglês, ele deve indicar uma lista de pelo menos cinco possíveis pareceristas;
  2. Antes de submeter o manuscrito para a Revista da Abralim, o autor deve conduzir uma revisão textual criteriosa e atenta. Os editores e/ou o parecerista da revista não farão qualquer revisão textual;
  3. Os autores devem avaliar se algum dos roteiros propostos pela Equator Network é aplicável ao manuscrito submetido. Na submissão do manuscrito, os autores devem confirmar que avaliaram os roteiros, reportar se algum roteiro é relevante para o trabalho a ser submetido, e confirmar, nesse caso, que adotaram o referido roteiro no manuscrito. O periódico verificará se o roteiro adequado foi adotado e seguido. O não cumprimento desta exigência pode resultar na não publicação do artigo.
  4. Autores que submetem um artigo automaticamente declaram que os princípios éticos foram considerados, como também os requisitos legais relacionados à ética em pesquisa, ambos no país onde eles mantém seu vínculo institucional e no país onde os participante da pesquisa vivem;
  5. Publicações de artigos estão sujeitas à avaliação prévia da Equipe Editorial da Revista da Abralin;
  6. Autores que submetem um manuscrito devem estar atentos que, se aceitos para publicação, os direitos do artigo serão transferidos para a Revista da Abralin, que em troca usa a Creative Commons Attribution License. Artigos publicados podem ser reproduzidos, inteiramente ou em partes, contanto que sejam propriamente citados e referenciados. Todos os autores devem obter de graça o indentificador ORCID, em https://orcid.org/register;
  7. Todos os autores devem estar registrados no sistema da Revista da Abralin, preenchendo todo o perfil, como descrevemos acima;
  8. A Revista da Abralin está comprometida com as práticas estabelecidas pelas diretrizes da Ciência Aberta. O processo de avaliação da Revista da Abralin é aberto e transparente: o(s) autor(es) e os revisores não são anônimos uns para os outros. Pareceres, juntamente com comentários feitos a eles, serão publicados como material suplementar ao artigo, caso o artigo seja aceito para publicação. Além disso, os nomes dos pareceristas serão registrados no artigo publicado. Ao submeterem seus trabalhos à Revista da Abralin, o(s) autor(es) estarão automaticamente declarando que concordam com essas práticas.
  9. Artigos aceitos para a Revista da Abralin podem vir acompanhados de selos do Center for Open Science que reconhecem a prática científica aberta: (a) dados disponíveis publicamente, (b) materiais disponíveis publicamente, (c) planos de pesquisa pré-registrados. Caso deseje obter mais informações de como obter um selo de prática de ciência aberta, leia a seguinte documentação. Para solicitar a inclusão de um dos referidos selos no artigo a ser publicado, os autores devem preencher o Formulário de Requisição de Selo de Divulgação de Práticas Abertas, disponível aqui.

Ética em Pesquisa

A Revista da Abralin apoia os princípios da declaração de ética e de boas práticas na publicação, baseada no Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Revistas do Comitê sobre Ética na Publicação – COPE. Em particular, é importante que os autores considerem as seguintes pontos:

  1. Autoria. Os trabalhos submetidos devem ser originais e não terem sido publicados ou submetidos a nenhum outro periódico ou livro. No momento da submissão, o(s) autor(es) deve(m) manifestar concordância com a declaração que explicita essa norma. A autoria deve ser creditada exclusivamente àqueles que contribuíram efetivamente para o desenvolvimento do trabalho submetido, seguindo as diretrizes da taxonmia CRediT
  2. Plágio. A Revista da Abralin faz uso de programas que detectam similaridade de conteúdo/plágio. Trabalhos submetidos podem ser rejeitados pela equipe editorial a partir da consideração qualitativa de resultados dos referidos programas anti-plágio. Artigos que tenham por base trabalhos de teses e de dissertações devem explicitar essa informação em sua apresentação, de modo transparente a equipe editorial e aos leitores. 
  3. Conflito de interesses. Os autores devem declarar, de forma explícita, individualmente, qualquer potencial conflito de interesse. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer entre autores, revisores ou editores. 
  4. Pesquisa com Seres Humanos. A pesquisa envolvendo seres humanos deve ter sido realizada de acordo com os princípios delineados pelo Relatório Belmont. Estudos que envolvem seres humanos devem ter sido aprovados por um comitê de ética apropriado e os autores devem incluir uma declaração no texto do artigo detalhando essa aprovação. Para pesquisas envolvendo seres humanos, o consentimento informado para participar do estudo deve ser obtido dos participantes (ou de seus responsáveis ​​legais).

Transparência de Dados, Métodos Analíticos (Códigos), e Materiais de Pesquisa

A política da Revista da Abralin é publicar artigos apenas se os dados, métodos utilizados na análise e os materiais utilizados para realizar a pesquisa estão documentados de forma clara e precisa e estão maximamente disponíveis para qualquer pesquisador para fins de reprodução dos resultados ou replicação do procedimento. Todos os materiais que respaldam as alegações feitas pelo autor devem ser disponibilizados pelo periódico antes da publicação. O periódico verificará se os resultados são replicáveis usando os dados do autor e os métodos de análise. A falha na replicação nesta fase pode resultar que o artigo não seja publicado.

  1. Os autores que reutilizarem os dados disponíveis de repositórios públicos devem fornecer códigos de programa, scripts para pacotes estatísticos e outra documentação suficiente para permitir que um pesquisador informado reproduza com precisão todos os resultados publicados.
  2. Os autores que utilizam dados originais devem idealmente seguir um plano de gestão de dados previamente elaborado. Recomendamos o uso do DPMTool para a elaboração de um plano de gestão de dados eficiente. Os autores que utilizam dados originais devem:
    1. disponibilizar os dados em um repositório digital confiável (Nota: Se todos os dados necessários para reproduzir as análises relatadas aparecerem no texto, tabelas e figuras do artigo, então não precisam ser postadas em um repositório.)
    2. incluir todas as variáveis, condições de tratamento e observações descritas no manuscrito
    3. fornecer uma relação completa dos procedimentos utilizados para coletar, pré-processar, limpar ou gerar os dados
    4. fornecer códigos de programa, scripts, livros de códigos e outra documentação suficiente para reproduzir com precisão todos os resultados publicados
    5. fornecer materiais de pesquisa e descrição dos procedimentos necessários para realizar uma replicação independente da pesquisa publicada
  3. Em casos raros, apesar do melhor empenho dos autores, alguns ou todos os dados ou materiais não podem ser compartilhados por razões legais ou éticas. Nestes casos, os autores devem informar os editores sobre esta impossibilidade no momento da submissão. Isso será levado em consideração durante o processo de avaliação. Autores são encorajados a antecipar o compartilhamento de dados e materiais no início de seus projetos antevendo esta finalidade. Entende-se que, em alguns casos, o acesso será autorizado sob restrições para proteger informação confidencial ou proprietária. Os editores podem autorizar exceções aos requisitos de acesso a dados e materiais, desde que os autores:
    1. expliquem as restrições no conjunto de dados ou materiais e como eles impedem o acesso público.
    2. forneçam uma descrição pública das etapas que outros deveriam seguir para solicitar o acesso aos dados ou materiais.
    3. forneçam software e outra documentação que reproduza com precisão todos os resultados publicados.
    4. forneçam acesso a todos os dados e materiais para os quais as restrições não se aplicam.
  4. Os dados, códigos de programa, material de pesquisa e outra documentação do processo de pesquisa deveriam ser disponibilizados através de um repositório digital confiável. Os repositórios confiáveis aderem a políticas que tornam os dados detectáveis, acessíveis, utilizáveis e preservados a longo prazo. Repositórios confiáveis também atribuem identificadores únicos e persistentes. Por exemplo, estes serviços são oferecidos por parceiros na Aliança de Preservação de Dados para as Ciências Sociais (Data-PASS) e a maioria dos repositórios institucionais. Os sites mantidos por autores não são compatíveis com este requisito.
    1. A divulgação destes materiais pode ser adiada até a publicação. Em circunstâncias excepcionais, os editores podem conceder um embargo da divulgação pública dos dados até, no máximo, um ano após a publicação.
    2. Os artigos aceitos para publicação não receberão uma data de publicação até que as condições acima tenham sido atendidas. Os autores são responsáveis por garantir que seus artigos continuem cumprindo estas condições. O fato de não o fazer pode levar a uma expressão editorial de preocupação ou à retração do artigo.

Política de Pré-registro de Estudos e de Planos de Análise

A política da Revista da Abralin é publicar artigos onde os autores indicam se a pesquisa conduzida foi ou não pré-registrada, com ou sem um plano de análise, em um repositório institucional independente (por exemplo, ClinicalTrials.gov, AEA RCT Registry, OSF, EGAP Registry, RIDIE). A inclusão de um plano de análise no pré-registro envolve a especificação da sequência de análises ou o modelo estatístico que será reportado. Um link para o pré-registro em um repositório institucional deve estar disponível para o periódico antes da publicação. O periódico verificará se o pré-registro respeita as especificações para o pré-registro e, em seguida, caso seja de interesse dos autores, fornece a certificação do pré-registro no artigo.

Se houve o pré-registro da pesquisa, com ou sem um plano de análise, o autor deve confirmar, na seção de Informações Complementares, que o estudo foi registrado antes de realizar a pesquisa, com links para os pré-registros datados no repositório institucional e que o pré-registro respeita os requisitos de divulgação do repositório institucional, reportar todas as análises pré-registradas no texto. Se houve alterações no plano de análise após o pré-registro, caso o pré-registro inclua planos de análise, estas alterações devem ser divulgadas, com explicação para as mudanças, distinguindo claramente no texto as análises que foram pré-registradas daquelas que não foram, e mantendo seções separadas nos resultados para análises confirmatórias e exploratórias.

Replicação

A política da Revista da Abralin é incentivar a submissão de estudos de replicação, particularmente da pesquisa publicada neste periódico.

Brandt, et ai. (2014) apresentam diretrizes úteis para replicações convincentes. A Revista da Abralin incentiva os autores a abordar as replicações de maneira neutra em termos de valor. Se os resultados de um experimento não forem replicados, isso não significa que os resultados do experimento original devem ser considerados inválidos e certamente não implica que a equipe de pesquisa original tenha feito algo “errado”.

Preprint e Avaliação Comunitária

Recomendamos que manuscritos submetidos a Revista da Abralin sejam previamente depositados em um servidor de preprint que suporte comentários públicos. 

Categorias de contribuição

A Revista da Abralin aceita submissões nas seguintes categorias: 

  1. Relatório de Experiência: Um relatório completo e sucinto de experiências profissionais, de relevância social ou científica e com resultados, mesmo que parciais.
  2. Revisão da Literatura: Sínteses de pesquisas ou meta-análises, com uma avaliação crítica de materiais já publicados, explicando possíveis lacunas e avanços na área em foco. Idealmente, o texto deve descrever as bases da pesquisa e os critérios de realização dela, o período, os descritores considerados e o método de análise do material encontrado.
  3. Ensaio Teórico: Análise de constructos teóricos, discussão de temas e problemas teoricamente fundamentais, levando a questionamentos de modelos existentes, reflexão crítica de temas ou conceitos, culminando em notas que sugerem uma perspectiva crítica e inovadora no capo da Linguística e suas interfaces;
  4. Estudo Piloto: Um relatório de um estudo preliminar de menor escala, provenientes de pesquisas empíricas baseadas em evidências, utilizando metodologia científica, que objtiva investigar se os componentes cruciais de uma pesquisa maior serão falseáveis.
  5. Registro de Projeto: Descrição completa de um projeto de pesquisa, explicando (i) o desenho de pesquisa e os materiais de estudo; (ii) a questão de pesquisa ou hipóteses; (iii) a descrição do resultado das variáveis e as variáveis indicadoras, etc.
  6. Relatório de Pesquisa: Relatório final de um trabalho originado de uma pesquisa baseda em dados empíricos, usando metodologia científica.
  7. Tutorial: Texto com o propósito de descrever, de modo didático e usando exemplos, detalhando informações para completar uma tarefa dada.

Organização e Formatação dos Trabalhos

  1. Recomendamos o uso de nosso modelo em MS Word para a composição do manuscrito. 
  2. O trabalho deve ser digitado em um arquivo de texto produzido em um editor de livre acesso ou que seja compatível com o Word (for Windows), ter de 12 a 30 laudas, incluindo as Referências e apresentar o seguinte formato:
    1. páginas configuradas no formato A4, sem numeração, com 2,5 cm nas margens;
    2. texto formatado em apenas uma coluna, Fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre linhas a partir da seção de Introdução (exceto nas Referências, espaçamento simples entre linhas) e recuo na primeira linha de 1,25 cm (exceto nas Referências e nos títulos das seções, que são alinhados à esquerda e não devem ter recuo na primeira linha);
    3. todo o texto digitado antes da primeira seção (1. Introdução) deve ser formatado com espaçamento simples entre linhas.
  3. Os trabalhos serão apresentados de acordo com a seguinte organização sequencial:
    1. TÍTULO DO TRABALHO (mesma fonte e tamanho do texto, digitado no mesmo idioma do texto, em caixa alta, centralizado e em negrito; indicar, em sublinhado, entre duas e três palavras que devam ser destacadas)
    2. TÍTULO DO TRABALHO EM IDIOMA DIFERENTE DO TEXTO (com a mesma formatação do TÍTULO DO TRABALHO, e separado dele por duas linhas em branco, pressionando duas vezes a tecla "Enter", o que também deve ser feito para separar o título em língua estrangeira do tipo de contribuição)
    3. Tipo de Contribuição (mesma fonte e tamanho do texto, alinhado à esquerda, em negrito, apenas a primeira letra em maiúscula): Ensaio Teórico, Estudo Piloto, Registro de Projeto, Relato de Experiência, Relato de Pesquisa, Revisão de Literatura, Tutorial. Pressionar duas vezes a tecla "Enter" após o Tipo de Contribuição.
    4. Autor(es) (mesma fonte e tamanho do texto, alinhado à esquerda, em negrito, apenas a primeira letra em maiúscula. Em caso de mais de um autor, o primeiro será considerado o autor e os demais coautores, deve-se separar seus nomes com um "Enter" entre eles. Deve-se inserir nota de rodapé indicando as seguintes informações sobre os autores, separadas por ponto: titulação, filiação (por extenso), departamento de vínculo, cidade, estado, e-mail, iD ORCID e, no caso de coautoria, os papeis de cada autor na produção de artigo, de acordo com a taxonmia CRediT). Os autores devem declarar, de forma explícita, individualmente, qualquer potencial conflito de interesse. Caso não haja conflito de inresse, deve usa a seguinte fórmula: "A autora declara não existir conflitos de interesse neste trabalho". Pressionar duas vezes a tecla "Enter" após o nome do último autor.
    5. RESUMO (mesma fonte e tamanho do texto, digitado em caixa alta, alinhamento justificado, em negrito. O texto do RESUMO deve ser digitado na mesma fonte e tamanho do texto, escrito no idioma do artigo, apenas com a primeira letra em maiúscula, sem negrito, em apenas um parágrafo de texto, contendo de 150 até 250 palavras, em que sejam apresentados o(s) objetivo(s) da pesquisa, a metodologia utilizada e os principais resultados encontrados).
    6. PALAVRAS-CHAVE (separadas do RESUMO com um "Enter", mesma formatação do RESUMO, deve ter o mínimo de 3 e o máximo de 5 palavras, separadas por ponto, escritas no idioma do artigo, digitadas na mesma fonte e tamanho do texto, apenas com a primeira letra em maiúscula e sem negrito).
    7. ABSTRACT (separado das PALAVRAS-CHAVE com dois "Enter", consiste no RESUMO em língua estrangeira, com a mesma formatação do RESUMO. Este resumo pode ser apresentado em qualquer língua estrangeira, mas, caso a opção não seja a língua inglesa, é necessário apresentar ao final do texto o resumo em língua inglesa, por exigência de alguns portais de periódicos).
    8. KEYWORDS (separadas do ABSTRACT com um "Enter", PALAVRAS-CHAVE em língua estrangeira, com a mesma formatação das PALAVRAS-CHAVE).
    9. RESUMO PARA NÃO ESPECIALISTAS (separado das KEYWORDS com dois "Enter", consiste em um texto voltado para o público não-especialista, que descreva, em linguagem clara e acessível, o conteúdo do artigo; deve conter no máximo 200 palavras, evitar jargões e referências. Recomendamos a leitura das Diretrizes que elaboramos para que escreva adequadamente um Resumo para Não Especialista).
    10. Títulos das seções (por exemplo: Introdução, Revisão da Literatura, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão). Os títulos das seções devem ser numerados (exceto a Introdução), formatados em negrito, apenas a primeira inicial maiúscula e separados do texto, que o antecede e o sucede, por uma linha em branco (um "Enter").
  4. As ilustrações (Tabelas, Gráficos, Figuras, Quadros) terão suas legendas e conteúdos digitados na fonte do texto, tamanho 10, sem negrito. As legendas (títulos) das ilustrações devem ser iniciadas pelo nome da ilustração a que se refere (em negrito), numeradas sequencialmente (por exemplo: Tabela 1., Tabela 2., Gráfico 1., Gráfico 2.), e inseridas abaixo da ilustração. Deve-se citar a fonte (em caso de ilustrações previamente publicadas). Todas as ilustrações devem ser inseridas no corpo do texto, imediatamente após o parágrafo em que foram citadas, e não na forma de anexos. Por favor, use preferencialmente ilustrações em tons de cinza. Se o uso de cor for fundamental, por favor, use cores acessíveis para daltônicos.
  5. Símbolos especiais devem ser digitados em Unicode. Para informações sobre fontes fonéticas em Unicode, visite o site do SIL.
  6. O itálico só deve ser utilizado para marcar palavras ou frases em língua diferente da utilizada no corpo do texto.
  7. As notas devem vir em rodapé e se restringir a conteúdos, e não à indicação de referências. Fonte Times New Roman, tamanho 10.
  8. As citações deverão seguir as normas da ABNT. Exemplos de citações:
    1. Nas citações indiretas (paráfrases), o autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, em maiúsculas, separado por vírgula do ano da publicação (SWERTS, 1997). Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas o ano, entre parênteses: Conforme Oliveira Jr (2000), [...].
    2. Quando for necessário especificar a página, no caso de citações diretas, o número da página deverá seguir o ano, separada por vírgula e precedida de p. (OLIVEIRA JR, 2000, p. 95). Citações diretas de até três linhas são feitas dentro do texto, entre aspas duplas, enquanto que as citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas do texto com um recuo de 4 cm à esquerda, fonte tamanho 10, sem aspas e sem recuo na primeira linha.
    3. As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espaçamento (FERREIRA, 2007a).
    4. Quando a obra tiver dois ou três autores, todos poderão ser indicados, separados por ponto e vírgula (HUETTIG; ROMMERS; MEYER, 2011); quando houver mais de 3 autores, indica-se o primeiro seguido de et al. (ALMEIDA et al., 2013). Neste caso, convém indicar todos os autores nas Referências.
  9. Ao final do artigo, antes das Referências, devem constar as seguintes informações, quando aplicáveis:
    1. Conflito de Interesse (obrigatório)
      Todos os autores devem declarar em seus manuscritos qualquer conflito de interesse que podem levar a influenciar os resultados ou a interpretações em seus manuscritos. Informações detalhadas sobre conflitos de interesses estão dispostas aqui. Se não houver conflitos de interesse a declarar, a seguinte declaração deve ser fornecida: O(s) autor(es) não tem/têm conflitos de interesse a declarar.
    2. Link para Preprint 
      Os manuscritos submetidos a RAbralin podem ser previamente depositados em um servidor de preprint que suporte comentários públicos. Nesta seção, deve ser informado o DOI do preprint.
    3. Protocolo e Pré-Registro de Pesquisa (obrigatório)
      Na submissão do manuscrito, os autores devem confirmar, nesta seção, que avaliaram os roteiros da Equator Network, reportar se algum roteiro é relevante para o trabalho a ser submetido, e confirmar, nesse caso, que adotaram o referido roteiro no manuscrito. Além disso, os autores devem indicar, também nesta seção, se a pesquisa conduzida foi ou não pré-registrada em um repositório institucional independente. Se foi pré-registrada, infor-mar se o pré-registro incluiu ou não um plano de análise. 
    4. Declaração de Disponibilidade de Dados (obrigatório)
      Os periódicos da Abralin exigem que os autores disponibilizem publicamente e sem restrições todos os dados, códigos e materiais necessários para replicar o estudo reportado. Quando restrições legais ou éticas específicas proíbem o compartilhamento público de um conjunto de dados, os autores devem indicar como outras pessoas podem obter acesso aos dados. Nesta seção, os autores devem fornecer uma Declaração de Disponibilidade de Dados, fornecendo informações sobre como acessar os dados, códigos e materiais associados ao manuscrito, incluindo DOI. Modelos de declarações podem ser encotrados no template em MS Word.
    5. Pesquisa com Seres Humanos (se aplicável)
      Estudos que envolvem seres humanos devem ter sido aprovados por um comitê de ética apropriado e os autores devem incluir uma declaração no texto do artigo detalhando essa aprovação, fornecendo o nome do comitê de ética e o número de referência da aprovação. A identidade do sujeito da pesquisa deve ser anonimizada sempre que possível. Para pesquisas envolvendo seres humanos, o consentimento informado para participar do estudo deve ser obtido dos participantes (ou de seus responsáveis ​​legais). 
    6. Agradecimentos (opcional)
      Caso seja necessário, incluir os agradecimentos nesta seção.
    7. Fontes de financiamento (se aplicável)
      Os autores são obrigados a declarar o apoio que receberam para realizar sua pesquisa. A declaração de fontes de financiamento reconhece as contribuições dos financiadores, atende aos requisitos de financiamento e promove maior transparência no processo de pesquisa. Por favor, indique claramente o nome da agência de financiamento e o número do processo. Alunos de pós-graduação com bolsa que estejam submetendo trabalho vinculado à dissertação / tese devem indicar, no formulário de submissão e nesta seção, o órgão de fomento que concede/concedeu a bolsa.
  10. As Referências, ao final do texto, também devem observar as normas da ABNT. O conteúdo dos artigos e a exatidão das referências são de responsabilidade exclusiva dos autores. Os Editores e a Associação Brasileira de Linguística não assumem qualquer responsabilidade por opiniões ou afirmações dos autores. Todos e somente os trabalhos de autores citados no texto devem figurar nas Referências, que são digitadas em espaçamento simples entre linhas, separadas por um espaço simples, e organizadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor. Sempre que houver, os autores devem informar URLs e DOIs das referências utilizadas. Exemplos de Referências:
    1. Livros
      BARBOSA, Plínio Almeida; MADUREIRA, Sandra. Manual de fonética acústica experimental: aplicação a dados do português. São Paulo: Cortez, 2015.
    2. Capítulos de livros
      MORAES, João Antônio de; RILLIARD, Albert. Prosody and Emotion in Brazilian Portuguese. In: ARMSTRONG, Meghan E.; HENRIKSEN, Nicholas; VANRELL, Maria del Mar. Intonational Grammar in Ibero-Romance: Approaches across linguistic subfields. Amsterdam: John Benjamins, 2016, p. 135-152.
    3. Dissertações e teses
      SILVA, Juliana Preisser de Godoy e. Análise dos aspectos prosódicos na expressão da certeza e da dúvida no português brasileiro. 171 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
      TENANI, Luciani Ester. Domínios Prosódicos no Português do Brasil: implicações para a prosódia e para a aplicação de processos fonológicos. 331 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.
    4. Artigos em periódicos
      MATTHEWSON, Lisa. On the methodology of semantic fieldwork. International Journal of American Linguistics, v. 70, n. 4, p. 369-415, 2004.
    5. Trabalho publicado em Anais
      PASSETTI, Renata Regina; BARBOSA, Plínio Almeida. O efeito do telefone celular no sinal da fala: uma análise fonético-acústica com implicações para a verificação de locutor em português brasileiro. In: Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala, 5., 2015, Ceilândia. Anais [...]. Ceilândia: UnB. p. 13-16.
      KOREMAN, Jacques; ANDREEVA, Bistra; BARRY, William. Accentuation cues in French and German. In: International Conference on Speech Prosody, 4., 2008, Campinas. Proceedings [...]. Campinas: Unicamp. p. 613-616.
    6. Documento eletrônico
      KAMEYAMA, Megumi. Indefeasible semantics and defeasable pragmatics, 1995. Disponível em: http://arxiv.org/pdf/cmp-lg/9506016.pdf. Acesso em: 14 jan. 2016.

Carta de apresentação e declaração

Para a carta de apresentação, é preciso que haja os seguintes pontos: nome(s) do autor(es); títulação e afiliação; Linha de pesquisa; residência; endereço eletrônico; id do OrcID; apresentação como autor(es) do trabalho, incluindo o título do trabalho, seguido de um breve texto apresentando o que o trabalho se propõe a abarcar. Na carta de apresentação, é preciso ficar explícita qual é a contribuição original que o manuscrito apresenta para a área da Linguística e por que a Revista da Abralin foi escolhida para avaliar esta submissão. Se estas informações não forem identificadas na carta de apresentação, a submissão do manuscrito será automaticamente arquivada. Dado o grande número de submissões que recebemos, consideramos os manuscritos que apresentem maior poder de impacto e repercussão, o que é evidenciado pelo detalhamento metodológico, robustez de resultados  e poder explanatório. 

Para a declaração: nome(s) do autor(es); títulação e afiliação; Linha de pesquisa; residência; endereço eletrônico; id do OrcID; declarar que o trabalho não foi publicado anteriormente, parcial ou integralmente, em meio impresso ou eletrônico, e nem está sob processo de avaliação de outros periódicos; passou por prévia revisão textual antes de ser apresentado à Revista da Abralin; declarar que foram observados os princípios éticos bem como cumpridas as exigências legais relativas a ética em pesquisa tanto do país em que mantêm seu vínculo institucional como daquele em que vivem as pessoas participantes da pesquisa.

Em caso de dúvidas, por favor nos escreva.

Política de Privacidade

A Revista da Abralin busca aderência às normas e melhores práticas para proteção dos dados pessoais de seus leitores e autores. Os dados armazenados pela Revista da Abralin são utilizados exclusivamente para os fins do processo editorial e para o envio de notificações sobre chamadas para publicação, notícias e lançamento de novas edições, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.