Autoria
Ana Regina Souza e Campello
Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Santa Úrsula (1981), graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é coordenadora do gt libras - (ABRALIN) Associação Brasileira de Linguística, vice coordenadora do gt libras da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística, membro do nde - nucleo docente estruturante - Departamento de Ensino Superior - CEAD / INES, associada da Associação Catarinense de Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais, sócia da Associação de Tradutores Intérpretes e Guia-intérpretes de Língua de Sinais, docente do Curso de Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão, docente - Pós Graduação de Ciências, Tecnologia e Inclusão, primeira tesoureira do Centro de Integração de Arte e Cultura Surda, pesquisadora do Instituto Nacional de Educação de Surdos, pesquisadora do Instituto Nacional de Educação de Surdos, pesquisadora do Instituto Nacional de Educação de Surdos e professora adjunta do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: língua de sinais, libras, educação, educação dos surdos e ensino de libras.
Instituto Nacional de Educação de Surdos
Charley Soares
Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (2008), licenciado em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012) e mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (2013). Doutor em linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Desde 2013 era professor Adjunto do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Desde 2022 era professor Adjunto do Departamento de Ensino à Distância (UFVJM), onde leciona as disciplinas de Libras voltadas aos cursos de licenciaturas (presencial e a distância). Colaborador do GT Libras - Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Atualmente 2023, é professor adjunto do Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde leciona as disciplinas na área linguística teórica e descritiva de língua de sinais. Possui experiência e interesse por pesquisas na Libras que envolvam a Lexicografia e Terminologia, Semântica e Pragmática, Linguística Textual, Multimodalidade e Estudos culturais e linguísticos dos surdos e atuando nas seguintes linhas de pesquisas: (i) descrição e análise das línguas de sinais, e (ii) coesão e coerência das língua de sinais, Linguística Textual Sinalizada.
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
Carlos Roberto Ludwig
Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Doutor e Mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Letras- Português, Inglês e Literaturas e Letras - Português, Francês e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente em Estudos da Tradução, Ensino de Línguas, Documentação em Língua de Sinais e Estudos da Língua Brasileira de Sinais, Cultura e Educação de Surdos. Atualmente, é docente do Curso de Letras: Libras da UFT e atua como Docente Permanente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras, do Câmpus de Porto Nacional/UFT, orientando na área de Língua Brasileira de Sinais - Libras. Coordenador do Inventário de Libras da Região de Palmas - TO. Associado da Abralin, membro da Comissão de Políticas Linguísticas da Revista Roseta da Abralin e membro da Comissão de Línguas de Sinais da Abralin.
Universidade Federal do Tocantins
Liona Paulus
Berufsverband der tauben Gebärdensprachdolmetscher:innen (tgsd) e.V., Gesellschaft für Gebärdensprache und Kommunikation Gehörloser (GGKG) e.V., Hessische Lehrkräfteakademie, Hochschule Fresenius, Johannes Gutenberg University Mainz, University of Cologne, University of Göttingen, Universität Hamburg
Universität Hamburg (UHH)
Copyright
© Todos os direitos reservados aos autores
