“Com-causative” constructions in Brazilian Portuguese
Abstract
Este artigo traz um fenômeno interessante, mas pouco ou nada discutido na literatura sobre estrutura argumental dos verbos em português e causativas lexicais de modo geral: formas com leitura causativa lançando mão da preposição com, como na frase “o gerente sumiu com o dinheiro” – na qual o verbo sumir, intransitivo (inacusativo), se torna transitivo com a introdução da preposição ‘com’ tomando um complemento. A interpretação decorrente de tal processo que insere a preposição é sempre causativa. Nas páginas a seguir, mostramos diversas propriedades dessa construção (que até mesmo ocorre em sentenças com verbos transitivos, mesmo que essas já possuam interpretação causativa, como no par: “o blogueiro arruinou a vida de Pedro” e “o blogueiro arruinou com a vida de Pedro”) e apresentamos dois testes simples de gramaticalidade que confirmam, por meio de consultas às intuições dos falantes, algumas propriedades dessas construções mencionadas e discutidas no texto. O trabalho termina com uma ideia inicial de como a construção pode ser tratada formalmente.
Full-text of the article is available for this locale: Português (Brasil).
References
CANÇADO, M.; AMARAL, L. . Representação Lexical de Verbos Incoativos e Causativos do Português Brasileiro. REVISTA DA ABRALIN, v. 9, p. 123-147, 2010.
CHOMSKY, N. Lectures on Government and Binding: the Pisa Lectures. New York:
Mouton de Gruyter, 1981.
HALE, K.; KEYSER, S. J. “Prolegomena to a Theory of Argument Structure”. Cambridge, MA: The MIT Press, 2002.
MARANTZ, A. Rederived Generalizations. New York University, 2006 (manuscrito).
MEDEIROS, A. B. Considerações sobre a estrutura argumental dos verbos. In: MEDEIROS, A. B.; NEVINS, A. (Orgs.). O apelo das árvores: estudos em homenagem a Miriam Lemle. São Paulo: Pontes, 2018. p. 231-298.
PESETSKY, D. “Zero Syntax”. Cambridge, MA: The MIT Press, 1995.
PYLKKÄNEN, L. Introducing Arguments. Cambridge MA: The MIT Press, 2007.
SILVA, Y. R. B. As Causativas Sintéticas no Português do Brasil: Novas Evidências a Favor da Estrutura Bipartida do VP. Dissertação (Mestrado). UFMG – Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos/POSLIN: Belo Horizonte, 2009.
SILVA, J. A. N. Complementação do núcleo causativo no português brasileiro. Tese (Doutorado). UFU – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (ILL), 2017.