“Com-causative” constructions in Brazilian Portuguese

Gean Nunes Damulakis,
Alessandro Boechat de Medeiros

Abstract

Este artigo traz um fenômeno interessante, mas pouco ou nada discutido na literatura sobre estrutura argumental dos verbos em português e causativas lexicais de modo geral: formas com leitura causativa lançando mão da preposição com, como na frase “o gerente sumiu com o dinheiro” – na qual o verbo sumir, intransitivo (inacusativo), se torna transitivo com a introdução da preposição ‘com’ tomando um complemento. A interpretação decorrente de tal processo que insere a preposição é sempre causativa. Nas páginas a seguir, mostramos diversas propriedades dessa construção (que até mesmo ocorre em sentenças com verbos transitivos, mesmo que essas já possuam interpretação causativa, como no par: “o blogueiro arruinou a vida de Pedro” e “o blogueiro arruinou com a vida de Pedro”) e apresentamos dois testes simples de gramaticalidade que confirmam, por meio de consultas às intuições dos falantes, algumas propriedades dessas construções mencionadas e discutidas no texto. O trabalho termina com uma ideia inicial de como a construção pode ser tratada formalmente.  

Full-text of the article is available for this locale: Português (Brasil).

References

CANÇADO, M.; AMARAL, L. . Representação Lexical de Verbos Incoativos e Causativos do Português Brasileiro. REVISTA DA ABRALIN, v. 9, p. 123-147, 2010.

CHOMSKY, N. Lectures on Government and Binding: the Pisa Lectures. New York:

Mouton de Gruyter, 1981.

HALE, K.; KEYSER, S. J. “Prolegomena to a Theory of Argument Structure”. Cambridge, MA: The MIT Press, 2002.

MARANTZ, A. Rederived Generalizations. New York University, 2006 (manuscrito).

MEDEIROS, A. B. Considerações sobre a estrutura argumental dos verbos. In: MEDEIROS, A. B.; NEVINS, A. (Orgs.). O apelo das árvores: estudos em homenagem a Miriam Lemle. São Paulo: Pontes, 2018. p. 231-298.

PESETSKY, D. “Zero Syntax”. Cambridge, MA: The MIT Press, 1995.

PYLKKÄNEN, L. Introducing Arguments. Cambridge MA: The MIT Press, 2007.

SILVA, Y. R. B. As Causativas Sintéticas no Português do Brasil: Novas Evidências a Favor da Estrutura Bipartida do VP. Dissertação (Mestrado). UFMG – Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos/POSLIN: Belo Horizonte, 2009.

SILVA, J. A. N. Complementação do núcleo causativo no português brasileiro. Tese (Doutorado). UFU – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (ILL), 2017.