Um percurso transcorrido na historiografia da linguística: sobre a história entrelaçada

Neusa Barbosa Bastos,
Nancy Casagrande

Resumo

Objetivamos traçar o percurso transcorrido no Grupo de Pesquisas de Historiografia da Língua Portuguesa (GPeHLP/IPPUCSP), durante o período de 2004 a 2020, com foco no entrelaçamento da linguística com o ensino de língua materna nos últimos dezesseis anos, salientando que o Grupo se constituiu em 1996, com o estímulo da Profª Drª Cristina Altman, introdutora da Historiografia no Brasil, que, na época, era a Coordenadora do GT Historiografia da Linguística Brasileira na ANPOLL. Procuramos sintetizar, desde o primeiro volume de 2004, os itens que foram sendo lapidados e nos guiaram na elaboração de todos os volumes até o de 2020, História entrelaçada 9: Língua Portuguesa na década de 1990: Linguística, Gramática, Redação e Educação, em que apontamos as linhas gerais de nosso trabalho, deixando pistas para o próximo livro que está em elaboração para ser publicado em 2022.

Referências

ALTMAN, C. A pesquisa lingüística no Brasil (1968-1988). São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 1998.

ALTMAN, C. História, Estórias e Historiografia da Linguística Brasileira. In: Batista, Ronaldo de Oliveira (Org.). Historiografia da Linguística. São Paulo: Contexto, 2019. p. 9-43.

BASTOS, N. B. e PALMA, D. V. (orgs.). História Entrelaçada: a construção de gramáticas e o ensino de língua portuguesa do século XVI ao XIX. 1. ed. Rio de Janeiro - RJ: Lucerna, 2004.

BASTOS, N. B. e PALMA, D. V. (orgs.) História Entrelaçada 2 - a construção de gramáticas e o ensino de língua portuguesa o século XIX. Rio de Janeiro: Nova Fronteira - IP-PUC/SP – Lucerna, 2006.

BASTOS, N. B. e PALMA, D. V. (orgs.). História Entrelaçada 9: Língua Portuguesa na Década de 1990: Linguística, Gramática, Redação e Educação. São Paulo: Pá de Palavras, 2020.

BATISTA, R. de O. História e Historiografia da Linguística: mapa de orientação. In BATISTA, R. de O. e BASTOS, N. B. (orgs.) Questões em historiografia da linguística - homenagem à Cristina Altman. Pá de Palavras: São Paulo, 2020.

BATISTA, R. de O (org.). Historiografia da Linguística. São Paulo: Contexto, 2019.

DE CLERQ, J. SWIGGERS, P. L’Histoire de la Linguistique: L’autre Histoire et L’Histoire d’une Histoire. Neue fragen der Linguistik .org. por Elizabeth Felbusch, Reiner Pogarell e Cornelia Weiss. Tübingen: Verlag, 1991.

KOERNER, E. F. K. Questões que persistem em Historiografia Linguística. Revista da ANPOLL, nº 2, pp. 45-70, 1996.

KOERNER, E. F. K. Quatro décadas de historiografia linguística: estudos selecionados. Seleção e edição de textos de Rolf Kemmler e Cristina Altman. Coleção Linguística 11, Centro de Estudos em Letras – Universidade de Trás-os –Montes e Alto Douro. Vila Real, 2014.

KOERNER, E. F. K. Last Papers Linguistic Historiography. In Studies in History of the Language Sciences 128. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2020.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 5. ed. São Paulo: Editora Perspectiva S.A, 1997.

SWIGGERS, P. La historiografía de la lingüística: apuntes y reflexiones. Revista argentina de historiografía lingüística, I, 1, 67-76, 2009.

SWIGGERS, P. Historiographia Lingüística in Terra Brasiliensis: um depoimento de Leuven para o Brasil. In BASTOS, N. B. e BATISTA, R. de O. (orgs) Questões em historiografia da linguística - homenagem à Cristina Altman. Pá de Palavras: São Paulo, 2020.

TÉTART, P. Pequena História dos historiadores. (tradução Maria Leonor Loureiro). Bauru, SP: EDUSC, 2000.