Mosaico de textos: práticas de ensino de português e literatura através do aplicativo twine- cooperação entre Brasil e Portugal
Resumo
O ensino de língua portuguesa e literatura está alicerçado nas práticas de letramento, que envolvem a criação de significados construídos socialmente, historicamente e culturalmente. Aliado a isso, tem-se o uso de novas tecnologias, contando com textos eletrônicos, processamento de textos, hipertexto e multimídia. Por meio do projeto de pesquisa “Mosaico de textos: Letramento Literário no ensino de Língua Portuguesa e de Línguas Estrangeiras”, do Instituto Federal Farroupilha, campus Panambi, institui-se parceria com a Universidade do Minho, de Portugal. Pensando nas necessidades e interesses dos alunos de ambas as instituições desenvolveram-se práticas voltadas à criação de ficção interativa, para tal foi utilizado o aplicativo Twine. A experiência apresentou resultados interessantes e significativos que partiram da recepção textual e desencadearam na produção textual de narrativas de livre acesso e que permitem ao leitor tomar decisões e fazer escolhas no desenvolvimento e no desfecho narrativo.
Referências
BARBOSA, Mafalda. O Jogo de Julio Cortázar. Cadernos de literatura comparada,2015. 32(6). 149-158.
BUSARELLO, Raul Inácio. Gamification: princípios e estratégias. São Paulo: Pimenta Cultural, 2016. 126p.
CARLON, May Kristine Jonson; GONDA, Donn Emmanuel; ANDREWS, Eden Mariquit; GAYED, John Maurice; OLEXA, Robert Anthony; CROSS, Jeffrey Scott. (2022). Educational Nonlinear Stories with Twine. In Proceedings of the Ninth ACM Conference on Learning @ Scale (L@S '22). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 248–251. https://doi.org/10.1145/3491140.3528287
FREIRE, Antonio; GOMES, Emerson; MAGDA, Andreza (2021). Ficção Interativa em educação com o Twine. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 484-493.
KERN, Richard. Literacy and Language teaching. Oxford, 2000.
KRESS, Gunther. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. New York: Routledge, 2010.
KRESS, Gunther, LEEUWEN, Theo Van. Multimodal Discourse: The modes and media of contemporary communication. London: Arnold, 2001.
KRESS, Gunther. Literacy in the New Media Age. New York: Routledge; 1ª edição, 2003.
KRESS, Gunther. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. New York: Routledge, 2010.
MARCHETTI, Emanuela; VALENTE, Andrea. What happened to non-linear narrative? a pedagogical reflection. In: 2015 IEEE 15th International Conference on Advanced Learning Technologies. IEEE, 2015. p. 233-237.
MARTÍNEZ, M.M., & OLIVARES, D.B. (2016). Cambiemos la historia. Una creación hipertextual basada en las TIC. Investigaciones Sobre Lectura, 5, 36-43. DOI:10.37132/ISL.V0I5.107
MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 2004.
KLIMAS, Chris. Twine/An open-source tool for telling interactive, nonlinear stories. URL: http://twinery. org, 2009.
RODRIGUES, Horácio Wanderlei; BECHARA, Gabriela Natacha; GRUBBA, Leilane Serratine. ERA DIGITAL E CONTROLE DA INFORMAÇÃO. Revista Em Tempo, [S.l.], v. 20, n. 1, nov. 2020. ISSN 1984-7858. Disponível em: <https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/3268>. Acesso em: 20 dec. 2022. doi: https://doi.org/10.26729/et.v20i1.3268.
SAVI-BADEN, Maggi; TOMBS, Gemma. Research Methods for Education in the Digital Age. Bloomsbury, London, 2017.