Para uma educação linguística crítica antirracista: o ensino de Língua Portuguesa e a BNCC

Rosana Helena Nunes,
Kleber Aparecido da Silva

Resumo

Este artigo objetiva apresentar um estudo a respeito do documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em relação à Língua Portuguesa no Ensino Médio e as implicações que reverberam para as questões étnico-raciais. Escolheu-se para análise a competência específica 2, que trata da linguagem como prática social e, sobretudo, os fundamentos que norteiam os Direitos Humanos. A metodologia é de caráter bibliográfico e fundamenta-se em estudos de Paulo Freire (1987; 1992; 1994; 1997) e Nunes (2019), além do documento do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (BRASIL, 2007), para melhor compreender a BNCC, quando se consideram as questões étnico-raciais e sua importância para uma educação mais igualitária e solidária. O artigo apresenta duas seções. Na seção 1, a revisão da literatura em que se propõe apresentar obras de Freire (1987; 1992; 1994; 1997) e verificar em que medida o pensamento freireano pode contribuir para uma proposta de intervenção, que privilegia o acesso à educação como direito humano, quando se considera uma educação linguística crítica antirracista para a aprendizagem de Língua Portuguesa. Na seção 2, o artigo foca na análise do documento da BNCC no item “Linguagem e suas Tecnologias no Ensino Médio: competências específicas e habilidades”. Assim, a proposta deste artigo é a de discutir a importância de um currículo para uma educação linguística crítica antirracista, que promova o exercício pleno da cidadania, na aprendizagem em Língua Portuguesa.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: HUCITEC, 1992.

BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília. Comitê Nacional de Educação em Direitos Hu-manos. Secretaria Especial dos Direitos Humanos 2007. Disponível: http://portal.mec.gov.br/docman/2191-plano-nacional-pdf/file. Acesso em: 12.ago.2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio. Brasília/DF. Ministério de Educação e Cultura. 2017. Dis-ponível: http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Notas: Ana Maria Araújo Freire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo, Cortez, 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

NUNES, César. Educação em Direitos Humanos no Brasil Atual: Fundamentos Políticos e Práticas Pedagógicas Possí-veis. In: NUNES, César Augusto & GOMES, Catarina (orgs.). Direitos Humanos: Educação e Democracia. Campinas: Bra-sílica, 2019.