Ethos no discurso publicitário e os efeitos discursivos

Lucineide Matos Lopes,
Maria Margarete Fernandes de Sousa

Resumo

Este artigo tem o objetivo de investigar a construção do ethos masculino no discurso publicitário a partir dos efeitos discursivos que provocam nos interlocutores. Para realizar nosso estudo, temos como aporte teórico a Análise de Discurso Semiolinguística, teoria que considera o sujeito linguageiro ser feito de discurso e ser social (CHARAUDEAU, 2010a). Para tratar o ethos masculino, partimos de Charaudeau (2013); para caracterizar o discurso publicitário, utilizamos conceitos aportados por Charaudeau (2010b). No que se refere à metodologia, realizamos uma pesquisa indutiva, do tipo analítico-discursiva, para analisar quatro anúncios publicitários de perfume. Para a análise, controlamos as seguintes categorias: os sujeitos da encenação, as identidades social e discursiva, as configurações genéricas, seguindo Charaudeau (2009; 2010a; 2010b). Como resultados, constatamos que o ethos masculino construído em relação com os sujeitos da encenação e as identidades discursiva e social em anúncios publicitários de perfume torna-se aliado ao apelo do consumo, característica própria do discurso publicitário que torna as pessoas reféns da sociedade de consumo

Referências

CHARAUDEAU, P. Identidade social e identidade discursiva, o fundamento da competência comunicacional.In: PIETROLUONGO, M. (Org.).O trabalho da tradução. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009. p.309-326.

CHARAUDEAU, P. Linguagem e discurso:modos de organização. São Paulo: Contexto, 2010a. 256p.

CHARAUDEAU, P. O discurso propagandista: uma tipologia. Tradução: EmíliaMendes e Judite Ana Aiala de Mello. In: MACEDO, I. L.; MELLO, R. Análises do Discurso Hoje. v.3. Rio de Janeiro: Nova Fronteira 2010b. p.57-58.

CHARAUDEAU, P. Uma problemática comunicacional dos gêneros discursivos.Signos, Valparaiso, v. 43, n.1, p.77-90, 2010c.

CHARAUDEAU, P. Discurso político. São Paulo: Contexto, 2013.

LAURINDO, H. A. O percurso histórico-discursivo do gênero anúncio publicitário em jornais de Fortaleza dos séculos XIX e XX: entre recorrências, variações e transgressões. 322 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.

LOPES, L. M. A construção do ethos masculino em anúncios publicitários de perfume à luz de uma análise semiolinguística. 168 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.