(Auto)Representações sociodiscursivas de imigrantes e refugiados no contexto das “migrações Sul-Sul”

Bárbara Mano de Faria

Resumo

Este trabalho se volta para o estudo das representações sociodiscursivas de imigrantes e refugiados que se deslocam para o Brasil no contexto das chamadas “migrações Sul-Sul”. Tendo como objetivo analisar as representações sociodiscursivas que emergem da instância midiática e compará-las aos modos como imigrantes e refugiados se representam em suas próprias narrativas de vida, partimos da identificação dos estatutos legais que representam esses sujeitos nos dispositivos que regulamentam as migrações em âmbito nacional e internacional. Em seguida, recorremos à Análise do Discurso de orientação francesa (ADF) e a teorias que com ela dialogam para (re)elaborar as noções de representações sociais e de imaginários sociodiscursivos, direcionando-as para uma reflexão sobre os discursos das mídias, bem como sobre o gênero “narrativa de vida”. Com base em um “dispositivo individualizado de análise”, analisamos discursivamente os textos do corpus, composto por notícias da imprensa de referência mineira e por narrativas de vida elaboradas a partir de entrevistas concedidas por imigrantes e refugiados residentes na região metropolitana de Belo Horizonte. Assim, pudemos comprovar nossas hipóteses iniciais, especialmente a de que há uma desigualdade de espaços de fala destinados à discussão das migrações contemporâneas e a de que imigrantes e refugiados não se sentem, na maioria das vezes, representados nos/pelos discursos institucionais/midiáticos, o que aponta para a necessidade de a sociedade de acolhimento restituir-lhes, como um direito, seu lugar de fala e de representatividade

Referências

ALTO COMISSARIADO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA REFUGIADOS (ACNUR) / UNITED NATIONS HIGH COMMISSIONER FOR REFUGEES (UNHCR). Coletânea de Instrumentos de Proteção Nacional e Internacional de Refugiados e Apátridas. Brasília: ACNUR Brasil, 2013.

BAENINGER, R. Introdução. In: BAENINGER, R. et al. (orgs.). Migrações Sul-Sul. Campinas: Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” – Nepo/Unicamp, 2018.

BERTAUX, Daniel. Le récit de vie. Paris: Armand Colin, 2006.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei n. 13.445, de 24 de maio de 2017. Institui a Lei de Migração. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 25 maio de 2017, Seção 1, p. 1-7.

CHARAUDEAU, Patrick. Identidade linguística, identidade cultural: uma relação paradoxal. In: LARA, Glaucia P.; LIMBERTI, Rita P. (orgs). Discurso e (des)igualdade social. Belo Horizonte: Contexto, 2015. p. 13-29.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2007.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso político. São Paulo: Contexto, 2006.

CLOCHARD, Olivier. Les réfugiés dans le monde entre protection et illégalité. EchoGéo, v. 2, p. 1-8, sep./nov. 2007. Disponível em: http://echogeo.revues.org/1696. Acesso em: 30 de maio de 2019.

DUCARD, Dominique. Dar a palavra: da reportagem radiofônica à ficção documental. In: LARA, Glaucia P.; LIMBERTI, Rita de C. P. (orgs). Discurso e (des)igualdade social. Belo Horizonte: Contexto, 2015. p. 109-128.

EMEDIATO, Wander. A construção da opinião na mídia: argumentação e dimensão argumentativa. In: EMEDIATO, Wander. (org.). A construção da opinião na mídia. Belo Horizonte: NAD/FALE/UFMG, 2013. p. 69-103.

FARIA, Bárbara Mano de. Representações sociodiscursivas de imigrantes e refugiados no cenário brasileiro contemporâneo. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.

FIALA, Pierre. La famille migr-, champ lexical et affrontements discursifs. In: CALABRESE, Laura; VENIARD, Marie (éds.). Penser les mots, dire la migration. Louvain-la-Neuve: Academia-L’Harmattam, 2018. p. 145-152.

KOCH, I. A inter-ação pela linguagem. São Paulo, Contexto, 2006.

LOPEZ, A. P. A.; DINIZ, L. R. A. Iniciativas Jurídicas e Acadêmicas para o Acolhimento no Brasil de Deslocados Forçados. Revista da Sociedade Internacional Português Língua Estrangeira (SIPLE), n.9, p. 31-56, s/d.

MACHADO, I. L. Reflexões sobre uma corrente de Análise do Discurso e sua aplicação em Narrativas de Vida. Coimbra: Grácio Editor, 2016.

MAINGUENEAU, D. Gênese dos discursos. São Paulo: Parábola, 2008.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

MOULIN, Carolina. A política internacional da mobilidade: governamentabilidade global e a produção da diferença no discurso disciplinar contemporâneo. In: OLIVEIRA, S. (org.). Migrações e a Pan-Amazônia. Manaus: Editora UFAM, 2012.

ORLANDI, E. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 1999.

RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

SANTIAGO, Maria Magda de Lima. Efeitos de credibilidade no jornalismo de opinião: heterogeneidade e subjetividade na crítica política ao governo Temer. 2018. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.

SAYAD, Abdelmalek. A Imigração ou os Paradoxos da Alteridade. São Paulo: Edusp, 1998.

SAYAD, Abdelmalek. The suffering of the immigrant. Cambridge: Polity Press, 2004.

TURPIN, Béatrice. A discriminação dos ciganos na imprensa francesa. In: LARA, Glaucia Muniz Proença; LIMBERTI, Rita de Cássia Pacheco (orgs.). Representações do outro: discurso, (des)igualdade e exclusão. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. p. 117-133.

VAN DIJK, Teun A. Discurso das elites e racismo institucional. In: LARA, Glaucia P.; LIMBERTI, Rita P. (orgs). Discurso e (des)igualdade social. Belo Horizonte: Contexto, 2015. p. 31-48.