Letramentos e perspectiva discursiva dialógica: possibilidade de se observar a história de letramentos em textos escritos

Vanda Mari Trombetta

Resumo

Ao realizar pesquisa na área de letramentos, uma das questões desafiadoras é: como observar os letramentos do escrevente na produção de texto? Em especial, para a Linguística Aplicada trata-se de uma questão instigante, pois embora haja vasto número de pesquisas na área, são poucas as pesquisas que não necessitem de entrevista, pois o cunho teórico e metodológico é o da pesquisa etnográfica. Com o propósito de refletir sobre outro modo de pesquisa, apresenta-se a perspectiva discursiva dialógica. Realiza-se, então, um cotejo entre as perspectivas destacando a princípio suas características e suas implicações. Prossegue-se discorrendo sobre a investigação dos dados na perspectiva discursiva dialógica relacionada à história de letramentos. O corpus a ser analisado é composto de 2 redações do exame de vestibular da Fuvest de gênero dissertativo e o método delineado é o paradigma indiciário (GINZBURG, 1989) associado à Análise do discurso de Bakhtin e do Círculo e ao(s) Letramentos (KLEIMAN, 1995; 2007; SOARES 2005; STREET, 2003; 2012; 2014). Estabelece-se como objetivo deste estudo: buscar indícios da história de letramentos do escrevente na construção do objeto de discurso trabalho em redações de vestibular de cunho dissertativo. Os resultados apontam que a perspectiva discursiva dialógica relacionada à história de letramentos do escrevente baliza um encaminhamento para se observarem os letramentos nas produções escritas dissertativas.

Referências

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

BENVENISTE, E. Problemas de linguística I. Campinas: Pontes, 2005.

CERUTTI-RIZZATTI, M. E. Letramento: uma discussão sobre implicações de fronteiras conceituais. Educação e sociedade. V. 33, n. 118, p. 291-305, jan./mar. 2012.

CORRÊA, M. L. G. Letramento e heterogeneidade da escrita no ensino de português. In:

SIGNORINI, I. Investigando a relação oral/escrito. Campinas: Mercado das Letras, 2008a.p. 135-166.

CORRÊA, M. L. G. Arranjos referenciais de tempo em textos de pré-universitários: letramento e oralidade. Gragoatá, n. 25, p. 75-93, 2. sem. 2008b.

CORRÊA, M. L. G. As perspectivas etnográfica e discursiva no ensino da escrita: o exemplo de textos de pré-universitários. Revista da Abralin, p. 333-356, 2011.

CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2004.

COURTINE, J. J. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: Edufscar, 2014.

KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995. p. 15-61.

KLEIMAN, A. B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Revista Signo, Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007. Disponível em: <http://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/viewFile/242/196>. Acesso em: 20 jan. 2021.

GINZBURG, C. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais. São Paulo: