Entrevista com Michael Tomasello

Tatiana Ramalho Barbosa,
Henrique Miguel de Lima Silva,
Rosana Costa de Oliveira,
Raissa Teixeira Gouveia

Resumo

Michael Tomasello é um psicólogo americano e pesquisador da linguagem que atualmente é professor no departamento de Psicologia e Neurociência da Universidade de Duke, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. É também diretor emérito do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva em Leipzig, na Alemanha. Dedicou parte da sua carreira, especialmente no início, para elaborar sua teoria sociocognitiva sobre a aquisição da linguagem humana, diferenciando-a das formas de comunicação dos animais.


Após conduzir centenas de experimentos com primatas e crianças, chega ao seu conceito sobre a evolução ontogenética que foi apresentada, primeiramente, em seu livro The Natural History of Human Thinking, e mais recentemente aprimorada no livro Becoming Human: A Theory of Ontogeny. Suas ideias ressignificaram os estudos em aquisição de linguagem e psicologia social além de ser a base teórica para inúmeros estudos desenvolvidos em diversos centros de referência em aquisição da linguagem na Paraíba, em São Paulo e em diversas outras partes do mundo.


Os conceitos elaborados e discutidos por Tomasello vão além da aquisição da linguagem e perpassam os questionamentos que muitos já fizeram: apesar de terem em torno de 99% de material genético semelhante à dos chimpanzés, por que só o ser humano foi capaz de desenvolver habilidades de construir artefatos tecnológicos extremamente complexos em um tempo relativamente curto do ponto de vista da evolução das espécies?   


Essas e outras questões são discutidas nesta entrevista inédita para a Revista da Abralin, em que Michael Tomasello fala sobre sua contribuição no campo da aquisição de linguagem e os conceitos desenvolvidos por ele através de décadas de estudos e experimentos tanto com crianças como com chimpanzés. O psicólogo também detalha sobre a hipótese do efeito catraca no desenvolvimento humano, trazendo uma explicação para a compreensão das bases ontogenéticas e apresenta sua trajetória e contribuições para a pesquisa nessa área.


O trabalho empírico realizado por Tomasello contribui diretamente para o estado da arte dos estudos em sociocognição, aquisição de linguagem e desenvolvimento humano, a partir de uma perspectiva ontogenética, criando, assim, as bases para uma Teoria Socio-Pragmática de aquisição da linguagem, em oposição à Teoria inatista de seu contemporâneo e também estudioso do tema, Noam Chomsky.


Ademais, Tomasello explica sua visão sobre o desenvolvimento das capacidades sociocognitivas por meio da intencionalidade compartilhada, outro conceito que explica na entrevista. Ao final, Michael diz estar muito satisfeito ao ver que no Brasil existem vários laboratórios em que as pessoas estão desenvolvendo pesquisas com base em suas teorias. Apesar da importância de seus conceitos na área de aquisição da linguagem, a maior parte dos seus livros e artigos estão em inglês. Por esta razão, decidimos publicar esta entrevista traduzida para tornar seus conceitos mais acessíveis a pesquisadores cuja língua materna seja o português ou o espanhol.