A pós-graduação em Letras na UFPI (2004-2014): da criação do Mestrado ao desenvolvimento da produção linguística

Raimunda da Conceição Silva,
Marcelo Alessandro Limeira dos Anjos

Resumo

A partir de dados levantados por Silva (2020), o presente artigo tem como finalidade principal apresentar um panorama historiográfico da criação do Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Federal do Piauí (MEL/UFPI) e do desenvolvimento da sua produção linguística, ao longo da primeira década de vigência (2004-2014). Para tanto, considerou-se a análise (i) de documentos oficiais que regulamentaram o Curso de Letras e o MEL/UFPI, (ii) de uma amostra de 38 dissertações que, sob diferentes perspectivas de pesquisa, contribuíram para a produção linguística no Estado, e (iii) de depoimentos de alguns docentes da graduação e da pós-graduação em Letras. Primeiramente, em consonância com o princípio da contextualização (KOERNER, 2014 [1995]), foi apresentado um levantamento do clima de opinião que favoreceu a implantação e o desenvolvimento do MEL/UFPI. Em seguida, foram apresentados, com base no conceito de programas de investigação (SWIGGERS, 2004), dados que mostram como os pesquisadores abordaram as questões linguísticas nas dissertações produzidas e defendidas no período em tela. As análises permitiram estabelecer (i) as perspectivas de pesquisas (na área dos Estudos de Linguagem) privilegiadas nas dissertações; (ii) uma continuidade em relação à visão de língua circunscrita na maioria desses trabalhos, independentemente da perspectiva adotada, pelo destaque dado ao caráter social, histórico, pragmático, ideológico, interativo, discursivo etc. da língua/linguagem; (iii) os fenômenos linguísticos mais privilegiados e (iv) as técnicas de análise mais usadas nas investigações.

Referências

ALTMAN, Cristina. A pesquisa linguística no Brasil (1968-1988). São Paulo: Humanitas, 1998.

ALTMAN, Cristina. Filologia e linguística brasileiras, mais uma vez. In: A historiografia linguística no Brasil (1993-2018): Memórias, Estudos. COELHO, Olga (org.). Campinas: Pontes Editores, 2018.

ANJOS, M. A. L.; SILVA, R. C.; TORRES, M. J. M. Revista expressão, da UFPI: o processo de institucionalização da Linguística no Piauí. In: Confluência. Rio de Janeiro: Liceu Literário Português, n. 59, p. 236-266, jul.-dez. 2020 Disponível em: <http://llp.bibliopolis.info/confluencia/rc/index.php/rc/article/view/325>.

CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO (1962). Currículos Mínimos dos Cursos de Graduação. Brasília, 1981, 4 ed.

DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História Oral: memória, tempo, identidades. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

GRANNIER, Daniele Marcelle. A criação do espaço institucional da linguística e dos estudos das línguas indígenas no Brasil. In: D.E.L.T.A., v. 30, especial, 2014, p. 479-502.

KOERNER, Konrad. A importância da historiografia linguística e o lugar da história nas ciências da linguagem (Tradução de: Rolf Kemmler e Cristina Altman). In: Quatro décadas de Historiografia Linguística: estudos selecionados. Centro de Estudos em Letras: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2014 [1995]. p. 45-64.

KOERNER, Konrad. Practicing Linguistic Historiography: select e dessays. John Benjamins Publishing Company: Amsterdam/Philadelphia. 1996. P. 47-59.

RODRIGUES, A. D. Tarefas da lingüística no Brasil. Estudos Linguísticos. Revista Brasileira de Linguística Teórica e Aplicada, n. I, v. 1, p. 4-15, 1966.

SILVA, Raimunda da Conceição. Os estudos linguísticos no Piauí (2004-2014): um olhar historiográfico sobre o Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPI. 2020, 224 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2020.

SPINA, Segismundo. Língua Portuguesa e Pós-Graduação. Proferido no I Seminário de Pós-Graduação, promovido pela FFCL de Marília, 1971. In: A pesquisa linguística no Brasil (1968-1998). São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 1998.

SWIGGERS, Pierre. Modelos, métodos y problemas en la historiografía de la lingüística. In: Nuevas Aportaciones a la historiografía linguística. Actas del IV Congresso Internacional de la SEHL. La Laguna (Tenerife), 22 al 25 de octubre de 2003. p. 113-146, 2004.

Referências do corpus linguístico analisado (dissertações)

ALEXANDRE, Leila Rachel Barbosa. O perfil fake como um gênero do Twitter. 188 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2012.

AMORIM, Maria Rosilândia Lopes de. A compreensão de textos nas provas de língua inglesa de vestibular em Teresina: uma releitura. 180 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2009.

AMORIM, Maura Rejanne Amaral Rodrigues. As imagens de mulher no livro didático de língua portuguesa da 8ª série do ensino fundamental. 146 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2008.

ANJOS, Marcelo Alessandro Limeira dos. A homonímia e a polissemia no Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. 141 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2006.

AQUINO, Luciana Maria de. O corpo feminino nos discursos das revistas Veja, IstoÉ e Época [manuscrito]. 167 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2009.

CARVALHO, Ana Paula Lima de. A variação linguística no livro didático e na sala de aula. 143 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2013.

CARVALHO, Zeneide Resende de Sousa. Os processos referenciais no texto publicitário: introdutores de referentes. 165 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2006.

COSTA FILHO, José Nilson Santos da. A construção referencial de contraventores sociais nos gêneros do discurso notícia e editorial. 161 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2010.

DAMASCENO, Marli Ferreira de Carvalho. A vogal átona final no falar dos picoenses: uma investigação Sociolinguística. 110 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2012.

DANTAS, Leila Patrícia Alves. Letramento e identidade(s) no(s) discurso(s) do grupo “mulheres perseverantes”. 161 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2010.

EULÁLIO, Luciana Maria Libório. A construção de disciplinas de cursos a distância online: uma análise à luz da teoria dos discursos sociais. 230 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2012.

FACUNDES, Leonildes Pessoa. Os Sufixos –(z)inho, -ão e –ona em português: uma perspectiva enunciativa. 116 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2008.

FÉLIX, Ana Elizabeth Araújo da Silva. Os discursos da publicidade de cerveja. 160 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2006.

FERREIRA, Maria do Socorro de Andrade. O princípio da cooperação e os enunciados das questões nas atividades do livro didático. 152 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2014.

FERREIRA, Paula de Carvalho. O significado sociocultural das marcas de escrita na oralidade e vice-versa, em eventos de oralidade e de escrita na escola e na comunidade. 115 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2009.

IBIAPINA, Darkyana Francisca. A competência comunicativa no ensino de língua portuguesa: um estudo etnográfico numa escola pública. 126 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2011.

LESSA, Maria do Espírito Santo Guimarães. Oralidade e letramento nas conversas de portas de rua: uma abordagem etnográfica. 160 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2013.

LINHARES, Allan de Andrade. Concepções e práticas de leitura na EJA: uma experiência com professores de 4º ciclo. 191 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2012.

LUZ, Fernanda Martins. Variação Semântica e identidade: um estudo dos verbos “sentir” e “perceber”. 146 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2013.

MACHADO, Francimaria do Nascimento. O desenvolvimento da competência leitora em um curso de inglês instrumental. 140 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2014.

MADEIRO, Leonardo Bruey Brito. A teoria gerativa e suas implicações: um olhar sobre os pronomes pessoais nas construções oracionais dos teresinenses em situação de fala. 96 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2014.

MARQUES-RIBEIRO, Antônio Jorge Portela. Práticas de leitura do gênero de discurso videogame. 171 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2007.

MOURA, João Benvindo de. Identidade, produção e disputas de sentidos nos Discursos do PT. 141 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2007.

MOREIRA, Maria de Lourdes S. de M. Gêneros discursivos: marcas enunciativas polifônicas em artigos de opinião de jornais piauienses. 187 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2008.

NUNES, Ana Maria da Silva. O hiperbibasmo na fala dos teresinenses: variação ou mudança? 193 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2014.

LOPES, Denise Maria Moura da Silva. Implantação da TV digital no Brasil: os discursos e a produção de sentidos nos jornais Folha de São Paulo, Correio Braziliense e o Globo. 180 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2011.

RIEDEL, Márlia Socorro Lima. Os anglicismos usados na linguagem dos adolescentes em salas de bate-papos na internet. 130 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2006.

SANTANA, Messias dos Santos. Nem tudo que é parece e nem tudo que parece é: mudando a língua, não reconhecendo os cognatos. 150 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2009.

SANTOS, Francisca Jacqueline Penha dos. AIDS no carnaval: em cartaz, um diálogo bakhtiniano sobre o tema e leitor presumido. 187 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2014.

SILVA, Evana Mairy Pereira de Araújo. Estratégias enunciativas em crônicas de Arnaldo Jabor [manuscrito]: polifonia e produção de sentidos. 100 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2008.

SILVA, José Barbosa da. A invasão israelense a Gaza em editoriais brasileiros e estadunidenses: uma análise crítica do discurso. 247 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2010.

SILVA, Láfity dos Santos. A retórica do gênero entrevista de emprego. 111 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2011.

SILVA, Lucinete Maria da. A atuação de pessoas pouco escolarizadas em práticas sociais que envolvem leitura e escrita: uma abordagem etnográfica. 184 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2014.

SILVA, Mackléia Mayara Oliveira da. Modalidades subjetivas e intersubjetivas nos perfis do orkut: uma análise na perspectiva da teoria das operações predicativas e enunciativas. 104 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2012.

SOUSA, Emanoel Barbosa de. Estudo sociorretórico do gênero notícia satírica: o caso do portal Meiunorte. 233 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2013.

SOUSA, Márcia Ananda Soares Siqueira de. As designações de operações policiais no processo de referenciação: uma abordagem linguístico cognitiva. 118 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2012.

VILANOVA, Lisiane Ribeiro Caminha. A construção de sentidos no processo de referenciação de termos estrangeiros em textos jornalísticos. 125 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2013.

XAVIER, Genésia da Silva. Retextualização de gêneros escritos na escola a partir do letramento social. 118 f. Dissertação (Metrado em Linguística) – Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, 2011.